Vinhos do Leste Europeu

Vinhos do Leste Europeu

A Carpe Vinum tem descoberto muitas coisas interessantes sobre os vinhos e suas regiões. Mas nada mais surpreendente do que redescobrir as maravilhas do Leste Europeu. Uma região regada de história e cultura, não poderia ficar de fora de nossos roteiros! Conheça um pouco mais das terras regadas pelo grande rio Danúbio e  outros!

Em todos os casos, se estudarmos o mundo antigo onde os Romanos fixaram colônias, há vinhos. A religião Católica Ortodoxa incentivou as videiras para os vinhos das missas. A monarquia via no vinho a bebida clássica. Então não é novidade que as videiras sempre estiveram por lá.

 

Grandes produtores

As maiores vinícolas do Leste Europeu se destacam principalmente em dois países: Bulgária e Eslovênia.

Poucos países tem tradição vinícola mais antiga que a Bulgária, com alguns vinhedos que, acredita-se, datam dos gregos antigos.
O estado búlgaro foi formado em 681, e a viticultura se disseminou. A Bulgária se divide em cinco regiões vitivinícolas. A Região Norte se estende do rio Danúbio ao Stara (Bálcãs), ao sul, e segue até a planície da Trácia. A Região Leste contorna o Mar Negro e é conhecida pelos vinhos brancos. Ao centro, a Região Sub-Balcânica produz principalmente tintos. Na Região Sudoeste, o rio Struma atravessa as montanhas Rodope rodeado pelos únicos vinhedos da Bulgária e encostas. A Região Sul tem clima continental moderado adequado às cepas tintas.

A Eslovênia, que conquistou sua independência da antiga Iugoslávia em 1991, possui vinhedos que fornecem bebidas tradicionalmente excelentes! Cerca de 24 mil hectares de vinhedos formam as paisagens da Eslovênia, com vinícolas de ótima qualidade.
Os Celtas levaram os vinhos para a região, bem antes dela se tornar parte do Império Romano, há mais de 2.500 anos. Atualmente temos três regiões que precisamos conhecer:
A primeira região a ser conhecida é Primorje (ou Primorska), que significa literalmente “ao lado do mar”. Ela é banhada pelas águas azuis do Mediterrâneo, e produz tanto vinhos brancos como tintos. A segunda região é Posavje, que fica a sudeste. Seu nome significa “ao lado do rio Sava”. O forte dessa área são os vinhos cortados, mas os ice wines (vinhos com uvas colhidas congeladas no inverno) também são bem apreciados. A terceira e última região vinícola é Podravje, que por sua vez significa “ao lado do Rio Drava”. Ela está situada aos pés dos Alpes eslovenos, e é a maior região vitivinícola do país. O clima bem frio é um ótimo terroir para a produção dos brancos com acidez bem destacada.

Para expressar toda a qualidade dessa região, indicamos dois rótulos:

Vinho Tinto Lovico Gamza Reserve 2009

Este vinho da Bulgária elaborado com a uva Gamza, típica dos terroirs búlgaros. A cepa é tinta e na boca traz notas refrescantes com taninos expressivos e com um longo final. Resultado das vinhas alimentadas pela planície do Danúbio, Lovico é uma ótima opção para queijo e carnes frias, churrasco e pizzas.

 

Vinho Branco Puklavec & Friends Sauvignon Blanc e Pinot Grigio 2015

Essa é a representação dos excelentes vinhos refrescantes da Eslovênia! Elaborado com as uvas Sauvignon Blanc e Pinot Grigio, é um vinho branco frutado e acessível com notas picantes surpreendentes. Feito em Podravje, ele incorpora o que tem de mais encantador na maior região vinícola eslovena!

Saiba mais sobre os nossos vinhos do leste europeu na nossa loja online!