O que é um Vinho Verde?

O que é um Vinho Verde?

"Vinho Verde é o vinho do Minho, região localizada no norte de Portugal. Estendendo-se pelo litoral até a fronteira com a Espanha, o Minho é a região de cidades históricas, vilas pitorescas, e do Vinho Verde. Não é tipo de vinho. Também não é cor, já que pode ser branco, tinto, rosé, ou espumante. Vinho Verde é simplesmente a Denominação de Origem de toda a região.", diz o entusiasta e vinhos Rodrigo Canabrava.

A Grosso modo, se o vinho é feito no Dão, e segue as regras da comissão local, ele recebe a Denominação de Origem Controlada (DOC) do Dão. Se é feito no Alentejo, ele pode receber a DOC Alentejo. Feito no Douro, DOC Douro. E feito no Minho, ele pode ter DOC Vinho Verde. O caso do Vinho Verde é uma exceção, em que o nome da DOC não é o nome da região, e isso ajuda a causar um pouco de confusão.

E por quê escolheram este nome? A versão preferida pelos produtores de Vinho Verde é de que faz referência ao verde da paisagem da região. Mas a verdade é que o nome é derivado da oposição a maduro, pois as uvas na região, no passado, eram tradicionalmente colhidas 'verdes', ou melhor, um pouco antes do ponto ideal de maturação. Ainda hoje, muitos restaurantes do país ainda exibem cartas de vinhos separando os 'verdes' dos 'maduros'.

Hoje em dia isso não é mais verdade, e as uvas são colhidas em seu ponto ideal de maturação. De qualquer maneira, esta herança é responsável pelas características do Vinho Verde: leve, de muita acidez, levemente efervescente (como se diz em Portugal, tem agulha), e geralmente de baixo teor alcoólico. Estas características fazem deles vinhos muito gastronômicos, fáceis de harmonizar com pratos muito diversos; e também refrescantes, gelados, para qualquer ocasião.