Vinho seco, suave ou doce?

Vinho seco, suave ou doce?

Quem está começando a conhecer os vinhos, pode se identificar mais com os que tendem a ser mais adocicados, isto é, aqueles com adição de açúcar. O ser humano, em geral, está mais propenso a ser atraído pelo sabor doce, já que quando crianças, os líquidos doces, sucos e refrigerantes fizeram parte, muitas vezes constantemente, desta época da vida.

Os vinhos suaves são mais doces, já que neles são inseridos açúcar. Estes, diferentes dos vinhos finos de mesa, não apresentam um leque grande de aromas e sabores, aqueles sentidos por experts em vinhos. Os vinhos suaves são simples e podem ser brancos ou tintos, assim como os secos. Geralmente, os suaves são tomados em um dia comum, sem expectativas ou pretensão. Sabe aqueles dias que você quer beber um vinho mais barato e assistir a um filme? O vinho suave é perfeito.

E qual a diferença? Para a elaboração do verdadeiro vinho doce, também conhecido como vinho de sobremesa, não é adicionado açúcar ao vinho. A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea, colheita tardia, onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico. Alguns deles são os vinhos doces de Tokaj e Sauternes, os Late Harvest, alguns vinhos do Porto e jerez.
 

Já o vinho seco é o chamado vinho fino de mesa, e é elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outros da espécie vítis vinífera. Eles são feitos com baixo teor de açúcar, naturalmente da uva, e chega a ter 3,5 gramas de açúcar por litro. Finalmente, o suave é um vinho de qualidade mais baixa, elaborado com uvas comuns de espécies americanas, como Concord, Herbermont, Niágara, Isabel e outras. Estes vinhos sempre possuem alto teor de açúcar, acima de 20 gramas por litro, sendo este adicionado ao vinho.

Com a Carpe Vinum, muitas novidades sobre o mundo dos vinhos estarão presentes na I Fashion Outlet, em Novo Hamburgo, dia 19 e 20 de agosto, em parceria com a Vinho Sobre Rodas.  e apoiando os refrescantes vinhos da Eslovênia Puklavec and Friends! Aguardamos sua presença!