Receita com Pinhão - Dica Carpe Vinum

Receita com Pinhão - Dica Carpe Vinum

Uma das tradicionalíssimas estrelas do outono e inverno na região sul é o pinhão. Torrado, cozido ou fazendo parte de uma receita mais incrementada, ele agrada a muitos paladares. A semente da Araucaria angustifólia faz parte da Dica Carpe Vinum de hoje!
 

O costume de comer pinhão foi herdado de algumas tribos indígenas. Os pinhões também servem de alimento para muitos animais da região. Logo, além de importante na alimentação, a fartura de pinhões também significava uma boa caça para os índios.

O pinhão, tradicional nas festas juninas, além de degustado cozido ou assado, também é usado como acompanhamento em diversas sobremesas ou em pratos, como carnes com pinhão e molhos à base da semente.

 

Os benefícios do pinhão para saúde são vários. A semente não possui glúten, tem baixo índice glicêmico e grande quantidade de proteínas e fibras. O pinhão também é rico em Vitamina E, Vitamina K, Ferro, Cobre, Cálcio, Magnésio e, também, é fonte de energia, já que é rico em amidos.

 

A Dica Carpe Vinum para o pinhão fica por conta do modo clássico de fazer pinhão: torrado ou cozido, nossa harmonização vai ao encontro do Arnaud de Villeneuve, um Pinot Noir sedoso e redondo que vai deixar sua experiência com o pinhão bem diferente e enriquecedora.

 

Para outros tipos de receitas que levam o pinhão com carnes vermelhas e embutidos, indicamos os Cabernet-sauvignons da nossa loja.

 

E de extra, indicamos uma receita ótima para fazer com a semente: Pinhão cozido com carne e linguiça!

Ingredientes:

4 colheres de sopa de azeite de oliva

400 gramas de pinhão cozido, descascado e cortado ao meio

400 gramas de alcatra em tiras

200 gramas de linguiça colonial

100 gramas de bacon

4 unidades de tomate grande, sem pele e sem sementes (cortados em cubos)

3 unidades de cenoura pré-cozidas, cortadas em rodelas

1 unidade de pimentão amarelo cortado em cubos

1 unidade de pimentão vermelho cortado em cubos

4 colheres de molho de soja

2 dentes de alho

Temperos a seu gosto: sal, pimenta do reino, salsinha e cebolinha.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira de ferro ou em um disco de arado, coloque o azeite e deixe esquentar. Frite o bacon e a linguiça e depois adicione a carne. Depois de tudo bem frito, acrescente a cebola, os pimentões e a cenoura. Refogue um pouco mais e em seguida junte o pinhão. Adicione o molho de soja, acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Finalize com salsinha e cebolinha verde.