Regiões do Mundo - Napa Valley

Regiões do Mundo - Napa Valley

Os Estados Unidos são o quarto produtor de vinhos no mundo e um dos primeiros mercados de consumo. A Califórnia produz sozinha 80% do vinho americano. Na costa leste, bem como ao redor da região dos Grande Lagos, diversos estados ainda merecem consideração. A Região do Mundo de hoje destaca a mais famosa região californiana, perdendo em visitações pra nada menos que a Disneyland: Napa Valley.

                                       

Nappa só participa, em volume, com 4% do vinho produzido na Califórnia. Mas esse vale, com no máximo 60km de comprimento e 6 km de largura, simboliza sozinho, para muitos, o vinho californiano.

É separado por Sonoma, a oeste, pela Cordilheira dos Mayacamas. Sua principal abertura para a influência oceânica provém de sua extremidade sul onde ele se abre para a baía de São Francisco.

As cepas principais produzidas lá são: Cabernet-Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Zinfandel e Sangiovese, nos tintos. Nos brancos ficamos com Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Quanto aos solos, são mais de 30 tipos identificados, desde os cascalhosos no vale até argilas e solos pedregosos, por vezes vulcânicos, nas encostas e no norte do vale.

Os vinho de Nappa formam um estilo pleno e rico em sabores dos tintos provenientes da Cabernet-Sauvignon ou de Merlot, tornando-se referências para os vinhos de Nappa. No entanto é preciso diferenciar esse estilo segundo a situação do vinhedo a diversidade das cepas ou a escolha do produtor.

                                             

                                             

Uma das atrações do Vale de Nappa é o belo Napa Valley Wine Train que leva aos mais deslumbrantes lugares de Nappa e Sonoma em um itinerário espetacular pelo interior do país. É possível apreciar um belo pôr-do-sol e experimenta alguns dos melhores vinhos da região e se delicia com queijos exóticos. Pouca coisa seria mais emocionante do que este passeio de trem na Califórnia!

Para trazer um pouquinho dessa região tão apreciada dos EUA, apresentamos o Sutter Home,  um Chardonnay em barrica, com notas marcantes de frutas brancas, como manga, abacaxi e melão. Um vinho descontraído para se degustar na piscina ou praia, bem como com aperitivos em dias mais quentes! 

Conte com Carpe Vinum para explorar através do blog todos os cantos do mundo dos vinhos! Até a próxima!