Syrah e Tempranillo: 1001 Cepas

Syrah e Tempranillo: 1001 Cepas

Hoje, as estrelas que vamos conhecer são cepas clássicas da Áustrália e da Espanha:

Syrah (Shiraz)

Por muito tempo acreditou-se Syrah fosse uma cepa de origem persa, mas essa lenda desabou quando seu genoma revelou, entre seus ascendentes, a Mondeuse, uma cepa da Savoie. De fraco rendimento, sobre terroirs adequados e privilegiados, essa cepa dá origem a vinhos de grande classe.

Seus principais terroirs: A Syrah é, antes de tudo, uma cepa do vale do Rhône que dá prestígio a grandes vinhos. Entretanto é cultivada em vários lugares no mundo e sobretudo na Austrália, sob o nome de Shiraz, onde dá bons resultados.

Caracteríticas: A Syrah permite elaborar um vinho negro, apimentado, estruturado, com aroma de violeta. É utilizada sozinha em alguns grandes vinhos da Costa do Rhône setentrionais. Mas também é empregada para melhorar vinhos de países mediterrâneos, aos quais leva suas características condimentadas.

 

Tempranillo

 

A Tempranillo é considerada a mais nobre das cepas espanholas. Deve seu nome a sua maturação precoce (temprano significa “cedo”)

Principais terroirs: A Tempranillo está presente principalmente na Espanha onde se tornou a primeira das cepas tintas. Só existe em quantidade limitada em outras partes do mundo: Portugal e Argentina são os únicos países a cultivá-la em superfícies importantes.

Características: É cepa-chave dos grandes vinhos espanhóis Rioja e Ribera del Duero, potentes e harmoniosos. Em Portugal, chama Tinta Roriz ou Aragonês , faz parte das cinco cepas recomendadas para a produção do Porto tinto.

A Carpe Vinum sugere para conhecer essas cepas em sua total excelência, o Cellier Du Rhone, um vinho originalmente feito com a Syrah francesa e o espanhol Los Pinos Castilla La Mancha, detentor de um aroma genuíno do tempranillo. Leve essas dicas para sua adega e seja mais um um membro dos vinhos online da Carpe Vinum!

 

Conheça tambem outros tipos de uva:

Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc
Gamay e Grenache
Merlot e Pinot