Receita Carpe Vinum - Risoto

Receita Carpe Vinum - Risoto

Na Primavera, o vinho branco também se destaca e por isso separamos uma receitinha que leva a bebida na panela e pode ficar na taça! Como sempre, no final da receita tem nossa sugestão direto da nossa loja! Bom apetite!

Risoto

 

Ingredientes:

1 cebola média picada

4 dentes de alho picado

1 colher rasa (café) de aipo em pó

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de azeite de oliva

2 xícaras de chá de arroz arbóreo

2 xícaras de chá de vinho branco seco

1 lata de molho de tomate pronto (não confundir com massa de tomate)

pimenta-do-reino a gosto

sal a gosto (se necessário)

10 azeitonas verdes picadas

1 e 1/2 litro de água

2 cubos de caldo de galinha

600g de coxa de frango desossada

 

Modo de Preparo:

Corte o frango em cubos e tempere com uma colher (café) de sal, coloque num refratário e leve ao forno preaquecido a 200°C. Asse o frango por aproximadamente 35 ou 40 minutos, ou até que doure. Numa panela faça o caldo colocando a água, ferva e dissolva os cubos de caldo de galinha mantendo essa panela em fogo baixo. Numa outra panela grande coloque a margarina, azeite, cebola, alho e aipo

Deixe tudo em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, mexendo umas 5 vezes nesse espaço de tempo. Acrescente o arroz, deixe em fogo médio e mexa até que os grãos fiquem meio transparentes. Em seguida, coloque o vinho.Mexa até que ele evapore, note que a mistura já estará cremosa.

Com uma concha, pegue o caldo que você fez coloque no arroz.É importante ressaltar que você colocará uma concha de caldo no arroz, mexerá com certa frequência até que esse caldo quase evapore por completo deixando o arroz cremoso e continuará com esse procedimento até que o arroz esteja cozido, o que levará aproximadamente 50 minutos se quiser ele bem macio ou 20 minutos bem al dente.

Quando notar que o arroz está quase cozido, coloque o molho de tomate e a pimenta do reino. Finalmente, coloque o frango, as azeitonas e a última concha de caldo. Deixe cozinhar com a panela semi-tampada. Finalize com meia xícara de chá de queijo parmesão ralado.

Para harmonizar com esse risoto bem encorpado, temos o Casas Del Maipo Chardonnay, que com final persistente, mas agradável, vai se equilibrar com nossa receita! Experimente mais esse prato em companhia dos vinhos online da CarpeVInum!