Méritos do Terroir Para um Grande Vinho

Méritos do Terroir Para um Grande Vinho

O vinho extrai sua qualidade do terroir que o viu nascer. As ações conjugadas da luz, da temperatura, da água, bem como da terra, determinam suas qualidades e suas particularidades. A Carpe Vinum apresenta a opinião de dois especialistas para saber qual o mérito no terroir na elaboração de um grande vinho.

A perspectiva de Olivier Poussier, “melhor somelier do mundo” em 2000:

“Um grande vinho é uma conjugação de complexidade, finesse, equilíbrio e persistência que propicia grande prazer ao degustador. Com o tempo ele deve ganhar em sabores e em aromas. Sua grandeza de expressão provém mais de seu terroir do que de sua cepa e/ou de sua safra. Não há grande vinho sem um homem que, por seus conhecimentos sobre o terroir, saiba revelar toda sua quintessência. ”

A perspectiva de Michel Rolland, enólogo de Bordeaux, que apresenta seus conselhos no mundo todo:

“Um grande vinho é a soma de vários fatores, entre os quais o mais essencial é o terroir, que dá sua tipicidade ao vinho. Para revelar suas qualidades, o homem um elo indispensável, por seu trabalho constante nas vinhas e nas adegas e que ele adapta segundo as circunstâncias. A idade do vinhedo, seu equilíbrio e o rendimento também são importantes. ”

Depois dessas dicas, que tal verificar algumas regiões de Chile, Portugal, Alemanha, França e Itália nas quais o terroir se destaca? Conheça mais aqui na Carpe Vinum!