Regiões do Mundo - Pfalz

Regiões do Mundo - Pfalz

O mercado alemão de vinho fez aumentar sua qualidade e, com isso, atrair muito apreciadores para conhecer as regiões produtoras. A partir de 2008 suas exportações se elevavam principalmente para os Estados Unidos e países ao seu redor como Países Baixos, França, além do Reino Unido Suécia e Noruega. A Carpe Vinum destaca a região de Pfalz, a oeste de Mannheim, representante de uma as cepas mais clássicas da Alemanha: a Riesling.

Região estreita de 22.000ha, o Platinado se estende a oeste do Reno, por cerca de 80 km seguindo um eixo norte-sul. Divide-se em três setores: Mittelhaardt (Haardt média), Deutschen Weinstraße (Rota Alemã do Vinho) e Südliche Weinstrasse (Rota Sul do Vinho). Os melhores vinhedos ladeiam as encostas a leste da Floresta do Platinado. A região é famosa pela qualidade de seus vinhos brancos, particularmente por seus Rieslings, vinhos de caráter, minerais, geralmente encorpados, mas também muito finos. A produção dos vinhos tintos é muito limitada, mas sua qualidade é geralmente excelente.

A região vinícola do Palatinado, denominada oficialmente de Pfalz, pode ser descoberta da melhor maneira pela Rota Alemã do Vinho (Deutschen Weinstraße). Essa rota turística de vinhos, a mais antiga do gênero no mundo, liga diversas cidades produtores de vinho, de Bockenheim, ao norte, a Schweigen, na fronteira com a França. A rota permite conhecer de maneira agradável a região vinícola entre a floresta Pfälzerwald e o Reno, seja a pé ou de bicicleta, que destacamos a seguir!

Terra do Riesling por excelência, Pfalz é o local ideal para o vinho. O clima a região é particularmente ameno. Para o visitante, um verdadeiro paraíso: as amendoeiras florescem cor de rosa já na primavera; no verão há kiwis, figos, limões e grande arbustos de oleandros decorando os pátios e jardins; no outono, o aroma das videiras sinaliza a colheita e anuncia a deliciosa cozinha regional. Tudo isso faz com que a Rota Alemã do Vinho seja um verdadeiro circuito de prazeres e sabores.

Para você conhecer ainda mais essa região, a Carpe Vinum destaca o Paffmann Weissburgunder Trocken 2011. Feito em Pfalz, esse vinho da cepa Pinot Blanc, adotado como Weissburgunder na Alemanha, possui paladar leve e pouca acidez. É um ótimo vinho notado com abacaxi, mel e pêra. Traga um legítimo alemão para sua casa através dos vinhos online da Carpe Vinum!