Vinhos para a Primavera

Vinhos para a Primavera

A Carpe Vinum celebra a Primavera! No hemisfério sul, o aumento da temperatura propicia uma abertura para os vinhos mais frescos. Na Primavera, os vinhos brancos possuem certo protagonismo. Mas cuidadosamente, nem todos eles são bons aliados nestes calorosos dias. Veja no nosso o que mais combina com a estação!

Se tratando de pensar numa uva ideal para apreciar durante a primavera, a dica fica para curtir a Sauvignon Blanc, possuidora de boa refrescância e intensidade.

A dica é procurar vinhos jovens, que cuja acidez e frescor possam aparecer com sua máxima evidência, afinal o vinho da estação precisa refrescar. Um Sauvignon Blanc com mais de três anos já vai ter perdido sua acidez, diminuindo com o passar do tempo até desaparecer e deixar o vinho absolutamente “plano” - denominação para o vinho com carência de acidez. Os Sauvignon Blanc são vinhos que em sua grande maioria não têm estágio em madeira, o que ajuda a diminuir a acidez presente.

Os brancos da uva Chardonnay também são uma ótima opção. Eles também servem para harmonizar com a primavera, mas com a condição de que sejam vinhos varietais (sem guarda em madeira). Já os vinhos com guarda em madeira têm a possibilidade de acompanhar a gastronomia em dias de primavera, onde reinam as saladas, os frutos do mar e em geral as preparações mais frescas e leves. A dica é procurar vinhos com pouca guarda, ou seja, que tenham sido criados em madeiras por pouco tempo, de preferência de dois ou três meses.

Um vinho que representa a Primavera de maneira clássica esse é o vinho Rosé, um vinho elaborado a partir de uvas tintas que são submetidas a um período curto de maceração. Os rosés são os vinhos alegres, descontraídos, companheiros ideais para se beber em dias quentes. Eles possuem um teor alcoólico quase sempre baixo e a nossa dica é também procurar por safras recentes.

Se você não é apreciador dos vinhos brancos, tampouco rosés, existem boas opções de uvas tintas, com baixa graduação alcoólica, sem passagem por madeira e taninos mais leves. Trata-se de alguns vinhos das uvas Pinot Noir, Merlot, Carménère, entre outras. Opções para aproveitar a primavera não faltam! Venha conhecer os aromas da primavera conosco!

Espumante Paul Louis - França

Paul Louis é um vinho espumante francês premium; cultivada e produzida no Vale do Loire, na França. Este é um vinho espumante francês perfeito para os dias ensolarados de primavera. Aromas complexos de frutas brancas, flores e camomila com uma boca longa e suave de notas frutadas. Tudo com muito frescor e suavidade!

Calvet Provence - França

Calvet Cotes De Provence é um vinho da França elaborado com três uvas principas da Côte du Provence: Grenache, Cinsault e Syrah. Um vinho sedoso e com um longo final. Um fabuloso Rosé, elaborado na principal região de vinhos rosés do mundo, em Provence! A elegância em taça se confirmará logo na primeira degustação!

Viñas de Chacras Sauvignon Blanc - Chile

Vinas de Chacras é um vinho do Chile, elaborado com a uva Sauvignon Blanc. Um vinho fresco, de ótima acidez e envolvente ao paladar. Possui notas cítricas expressivas em nariz, com destaque para maçãs verdes com toques de ervas, pimentão verde e um floral de rosas e magnólias. Para a primavera, nada melhor que sentir essas sensações!

Quinta dos Bons Ventos Branco - Portugal

Trazendo castas clássicas do território português junto à francesa Chardonnay, este vinho revela tipicidades deliciosas da área vitivinícola de Lisboa. Aromas com apresentação boa de frutas como limão siciliano e florais de jasmim. Um verdadeiro frescor cheio de aromas!

Venha conhecer os aromas da primavera conosco e saiba muito mais nos vinhos online da Carpe Vinum!