Queijos Curados

Queijos Curados

Um dos queijos mais saborosos do mundo, o estilo curado é apresentado na nossa Dica Carpe Vinum de hoje. Os queijos curados são feitos de pasta prensada e cozida, sendo suas características aromáticas mutáveis de acordo com o tipo de leite usado e o terroir, assim como os vinhos!

Trata-se de queijos que, quando jovens, são suaves e untosos em boca. Ao amadurecer adquirem caráter picante, intenso e levemente salgado, com aromas de frutas e ácido lácteo fresco prevalecendo sobre o açúcar – o caso do queijo curado feito com leite cru de ovelha, com doze meses de maturação.

O Gruyére suíço é a estrela da Dica Carpe Vinum, um queijo curado que, mesmo com uma receita de quase mil anos, foi só em 1602 que o queijo levou o nome do seu local de produção, um pequeno distrito de Fribourg, na Suíça. Aqui, no Brasil, temos como bons representantes desse estilo o mineiro queijo de Montanha e o goiano Gruy.

Ao provarmos um queijo em companhia e um bom vinho, sempre teremos novas descobertas, demonstrando o resultado cadenciado e intensidades distintas em cada prova. Como companhia pra os curados a Dica Carpe Vinum é o Itinera Nero Davola Sicilia que não passa por madeira e mantém uma leveza na boca e harmoniza com gosto com esse tipo de queijo.

Os vinhos são a bebida que mais enriquece a gastronomia! Fique sempre por dentro das nossas dicas, curiosidade e ofertas, aqui nos vinhos online da Carpe Vinum!