Um olhar sobre Bordeaux

Um olhar sobre Bordeaux

O berço dos grandes vinhos franceses está passando por uma nova abertura. Bordeaux é a região que mais está se renovando e, com isso, uma nova perspectiva está sendo lançada. A Carpe Vinum buscou essa identificação com nosso público e traz quatro rótulos da região que cultua o vinho desde sua origem. Lance um novo olhar sobre Bordeaux!

Histórico

A região de Bordeaux é a segunda maior área de cultivo de vinhos em todo o mundo. Com uma produção anual de mais de 700 milhões de garrafas, Bordeaux produz uma quantidade enorme de vinhos de mesa para o dia-a-dia, bem como, também, os mais e prestigiados vinhos do mundo. A maior razão para o sucesso da produção vinícola bordalesa é o ambiente excelente para o desenvolvimento de vinhedos. A base geológica do solo da região é de pedra calcária, o que representa um solo de estrutura rica em cálcio. Os cursos dos rios Garonne e Dordogne, que irrigam a terra, e o clima litorâneo, que propicia umidade à atmosfera, concorrem para a criação de um ambiente quase perfeito para a cultura de vinhedos.

Atuamente, Bordeaux tem como prioridade dar aos vinhos da região uma maior acessibilidade à nova geração de apreciadores, procurando uma justa popularidade dos rótulos produzidos. Apenas 3% dos Bordeaux são vendidos mais de 15 euros, e essa porcentagem é que dá à região a percepção de vinhos caros e quase inacessíveis.

Aos poucos, os vinhos Bordeaux começaram a ser conhecidos fora dos chateaus clássicos e reclusos e ganhando respeito pelo que eles realmente são: vinhos de ótima qualidade, feitos numa região agraciada pelo clima, solo e que resultam numa variedade incrível. A Carpe Vinum tem o prazer de apresentar algumas variedades de Bordeaux que estão chegando para nossos apreciadores, compartilhando informação e sempre mostrando que há de marcante no mundo dos vinhos!

 

 

Arsius Blanc

O Bordeaux Blanc Arsius é um vinho 100% Sauvignon Blanc. Vindo da região l’Entre-deux-Mers (região entre os rios Garonne e Dordogne), sua adega está localizada cerca de 35km a sudeste da cidade de Bordeaux, sendo uma das maiores adegas da indústria do vinho na região. Um vinho de cor amarela pálida com tons de verde, nariz intenso e com muitas notas florais e aromas de frutas exóticas.

Gramet

Chateau Gramet é o representante dos proprietários da região de Saint-Martin-de-Lerm, a 45km de Bordeaux, que unem a tradição da vinificação dos Vinhos de Origem Controlada com resultados mais eficientes de produção. O terroir clássico argiloso-calcário oferece ao paladar um teor redondo com estrutura tânica suave, tornando-o simpático e refinado ao paladar.

Lestang May

Considerada o berço de Bordeaux, a Sub-região de Origem Controlada Graves apresenta o Chateau Lestang May. Localizadas ao sul do rio Garona, principal entrada e saída dos portos das regiões bordolesas, as vinhas de Graves são reconhecidas pelo seu terroir generoso. De bom potencial de guarda, Lestang May torna-se um vinho elegante, harmônico e persistente.

 

Excelium

Na Região de Origem Controlada Bordeaux Supérieur, surge o representante dos Bordeaux. Excelium é produzido pela UG Bordeaux, que desde 2007 surge com a com uma dinâmica de desenvolvimento sustentável. Este vinho converge a eficiente vinificação em carvalho francês por 12 meses com a estrutura clássica bem equilibrada, de boa persistência em boca.

Todos esses rótulos estarão presentes no evento “Uma noite em Bordeaux” realizado no nosso Espaço Carpe Vinum, dia 24 de agosto de 2016. Saiba mais na nossa página no Facebook!