Santorini Assyrtiko 2011

Santorini Assyrtiko 2011

A maior competição de vinhos do mundo, com aproximadamente 16.000 rótulos participantes, chega aqui na Carpe Vinum! A DWWA - Decanter World Wine Awards – reúne vinhos do mundo todo, tornando meros desconhecidos do grande público em grandes sensações da temporada. Saiba Como funciona essa competição e conheça o medalhista que nós possuímos!

Na DWWA, os produtores são convidados a enviar seus vinhos e nos fornecer informações técnicas, preço e disponibilidade. Quatro garrafas de todos os vinhos são recebidas no tanque decantador.  O próximo passo é registrar, classificar e codificar de acordo com o país e a região.

Medalhas

Os juízes provam cada vinho individualmente, já com o rótulo inacessível, com o conhecimento da região, estilo e preço. Em seguida, eles comparam notas e chegam a um consenso sobre a medalha atribuída para os vinhos. Os vinhos premiados com medalhas de Ouro ou Prata são provados novamente pelo Presidente Regional para aprovação.

Todos os vinhos de premiação ouro de cada região são divididos em categorias de acordo com o preço (acima ou abaixo de £ 15), o estilo ou a variedade da uva. Posteriormente, estes vinhos são provados pelos membros do painel da região, que recompensam com o título Platinum. A partir daí, todos os vinhos Platinum de acordo com sua categoria brigam para ganhar o maior título da DWWA: Platinum Best in Show, avaliado somente pelo Presidente, Vice-Presidente da competição e mais três Presidentes Regionais.  O sistema de pontuação DWWA vai a 100 pontos, sendo as medalhas classificadas desta maneira:

Platinum Best in Show: Selecionado entre os vencedores do Platinum
Platinum: Selecionado entre os vencedores da medalha de ouro
Ouro: Excelente (95-100 / 100)
Prata: Altamente recomendado (90-94 / 100)
Bronze: Muito bom (86-89 / 100)
Recomendável: bom (83-85 / 100)

Quem passou por toda essa maratona em nosso estoque foi o grego Santorini Assyrtiko 2011. Detentor de uma ótima safra naquele ano, é um vinho branco que é adequadamente fresco, de intensa presença de aromas minerais e cítricos. Santorini conquistou a medalha de Prata no DWWA 2012! Devido ao seu potencial de guarda, vale muto a pena ter esse rótulo na sua adega. Confira agora esse campeão em nossa loja!