Bolinho de Bacalhau

Bolinho de Bacalhau

A união do bacalhau, temperos e o purê de batatas bem macias fazem do bolinho de bacalhau um dos reis gastronomia! Delicie-se com nossa dica de hoje!

Ingredientes

250 g de bacalhau

250 g de batata

1 cebola média picada

2 colheres de (sopa) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de farinha de rosca

1/2 xícara (chá) de salsinha picada

1 l de óleo de canola

2 dentes de alho picados

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Dica: Se o bacalhau estiver salgado, coloque-o dentro de uma tigela com bastante água. Troque a água da tigela de 1 em 1 hora, durante 5 horas.

Descasque as batatas, corte-as em pedaços médios e coloque numa panela com água. Leve ao fogo alto. Quando ferver, marque 15 minutos e depois desligue o fogo. Escorra a água e transfira as batatas para um prato grande. Deixe descansar por 5 minutos para o excesso de água evaporar.  

Retire o bacalhau da tigela e coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos e desligue o fogo. Transfira o bacalhau para um prato e deixe esfriar.

Enquanto o bacalhau esfria, passa as batatas pelo espremedor, ou desmanche com uma colher de pau, para formar um purê. Quando o bacalhau estiver frio desfie-o com as mãos.

 Leve uma panela ao fogo, junte o azeite e deixe aquecer. Em seguida, adicione a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos, mexendo sempre. Coloque o bacalhau desfiado na panela e misture muito bem. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e deixe esfriar.  Misture muito bem o bacalhau com a batata e a farinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a salsinha.  Coloque a farinha de rosca num prato grande. Com as mãos, faça bolinhas com a massa de bacalhau do tamanho que quiser. Empane as bolinhas com a farinha de rosca, cobrindo cada uma muito bem.

Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo para aquecer. Para saber quando o óleo está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro da panela. Assim que ele ascender, o óleo estará no ponto. Com uma escumadeira, retire o palito de dentro da panela e coloque alguns bolinhos para fritar. Não encha demais a panela, pois os bolinhos podem grudar. Frite por etapas. 

Quando os bolinhos estiverem bem dourados, retire-os da panela cuidadosamente com a escumadeira e coloque-os sobre um prato forrado com papel-toalha. Sirva bem quente!

Como de costume, a Carpe Vinum te dá a dica: para acompanhar esses bolinhos, que tal o Bigode Branco? É um excelente complemento para pratos de peixes. Aventure-se nessa receita e bom apetite!