Queijos e Vinhos

Queijos e Vinhos

As harmonizações de queijos com vinhos é uma aventura sem volta! Ao descobrir novas nuances no paladar, a gente vai sempre querendo saber mais e o que combina conosco. Por isso, a Carpe Vinum apresenta as principais características dos queijos mais famosos, sempre com uma dica de harmonização. Tudo pra você abrir o vinho ou o queijo de sua preferência e fazer essa dobradinha maravilhosa! Saiba mais agora!

Vamos começar a destacar os queijos de Casca com Mofo Branco. Para recobrir e proteger a massa, de consistência mole, é aplicada na superfície uma substância chamada Penicilium candidum, no caso, mofo branco, que confere à casca o aspecto branco e aveludado. Possuem um sabor suave, cremoso, levemente ácidos, picantes e pouco salgados. Sua maturação leva de 15 a 30 dias.

Aqui no Brasil as produções desse tipo de queijo têm em destaque o Lua do Bosque e o Tomme. Seus sabores remetem aos franceses Brie e Camembert, preparados com leite de vaca cru. Sabendo dessas características, a Carpe Vinum recomenda para harmonização o Vinas de Chacras Pinot Noir, onde a sintonia nas texturas, acidez e frescores se fundem, na iminência de um novo sabor entre eles!

Roquefort é um queijo azul, produzido com leite de ovelha e, por isso, extremamente característico e saboroso. Como tem um aroma e sabor forte, um bom complemento para ele são os vinhos do Porto e outros mais adocicados. Para esse exemplar, a gente indica o Cockburn's Porto Tawny, que é dotado de aromas nítidos de frutos jovens, equilibrados com uma suavidade caramelizada, graças à maturação em barris de carvalho. Outro queijo azul de sabor forte e característico é o Gorgonzola. Sua consistência mais cremosa e macia torna esse um queijo mais popular que o seu irmão Roquefort. Para harmonizar vinhos com o Gorgonzola, prefira os mais encorpados e secos, como o Malbec!

Experimente outras gostosas combinações nas nossas Dicas Carpe Vinum! Acesse outros tipos de queijos e vinhos:

Quais outros queijos de sua preferência que gostaria de saber a harmonização? Deixe seu comentário aqui que nós vamos adorar responder!