Vinhos Chilenos: A região de Maipo

Vinhos Chilenos: A região de Maipo

 

Os vinhos chilenos são velhos conhecidos dos brasileiros, graças à proximidade, mas também por sua excelente qualidade. A Carpe Vinum seleciona uma das regiões daquele país onde o turismo do vinho pode agregar muito mais informação na hora de experimentar os mais famosos rótulos da América do Sul. Confira e boa leitura!

Maipo

O Vale de Maipo é o nome mais célebre do Chile. É a única região vinícola do mundo na qual seus vinhedos se encontram nos limites urbanos de uma capital com aproximadamente seis milhões de habitantes. Sua extensão abrange desde os Andes até a Cordilheira Costeria e engloba Santiago, situada quase em seu centro. O Vale Central, região onde situa-se Maipo, abriga o maior número de vinícolas do Chile, tendo em seu histórico uma longa tradição vinícola no século 19. A proximidade com a capital favoreceu a criação de vastas propriedades por iniciativa de famílias ricas de Santiago naquela época.

A vinha cobre 10.000ha com forte dominância de cepas tintas. O clima é de tipo quente e seco, com chuvas fracas, concentradas nos meses de inverno, o que garante condições ideais para o plantio de vinhedos e a produção de bons vinhos.

A região é dividida em diversos setores. Alto Maipo, o mais elevado, sofre a influência dos Andes. As vinhas de encostas se beneficiam de fortes amplitudes de temperatura e produzem vinhos estruturados. Central Maipo e Pacific Maipo, ao sul e ao sudoeste de Santigo, submetidas a temperaturas mais quentes, dão vinhos mais macios, frutados e maduros, sobre solos fértis.

Vale de Maipo é reconhecida pela qualidade de seus cabernets-sauvignons com aromas potentes de fruta bem madura, especiarias, mentol ou eucalipto, com estrutura ampla. As outras cepas tintas dão vinhos frutados, maduros e macios. Nos vinhos brancos, certos chardonnays chamam a atenção por sua redondeza frutada muito agradável.

Entre os produtores desta região elencamos o famoso Concha y Toro, Santa Rita e Undurraga.

A Carpe Vinum tem como dica dessa região o agradável Casas Del Maipo Chardonnay 2014 , um vinho branco excelente para pescados ou sendo desfrutado só.

Adicione essa região ao seu roteiro de viagens! Confira mais dicas no nosso blog e confira mais outros deliciosos chilenos no nosso Clube!