Dicas de conservação do vinho (parte 2)

Dicas de conservação do vinho (parte 2)

Uma vez escolhidos os vinhos para sua apreciação, resta seguir algumas dicas do Blog Carpe Vinum para a melhor conservação e estabilidade de todos os títulos da sua adega. Confira outras dicas relevantes para os nossos vinhos!

É preciso armazenar o vinho verticalmente ou deitado?

A posição deitada é incontestavelmente a ideal para envelhecer o vinho nas melhores condições. Ao menos se as rolhas forem de cortiça, o que quase sempre ainda é o caso. Esse problema não se aplica mais se as rolhas forem sintéticas, pois elas não arriscam se ressecar. Nesse caso, as garrafas podem ser conservadas em pé. Durante o transporte, em compensação, um vinho será menos agitado se as garrafas estiverem em posição vertical e bem estabilizadas. O ideal é envolvê-las em papel jornal e deixa-las firme dentro de recipientes térmicos ou garrafeiros.

Como evitar os gostos parasitas?

Uma boa adega é uma adega sem odores. Ainda que alguns bolores deem um sinal rústico e charmoso, o odor de fungo, às vezes encontrados nos grandes vinhos, pode ter sido passado por um bolor. Se você guarda seus vinhos em algum lugar mais úmido, é preferível limpa-la regularmente. Evite o uso de qualquer produto químico, pois ele poderia alterar a atmosfera e, em consequência, comunicar-se com o vinho. É sabido que o queijo e o vinho casem bem à mesa, mas combinam muito mal alojados na mesma adega.

Como evitar que meu vinho se canse?

Em princípio, o vinho gosta da calmaria. Uma vida trepidante o fatiga, faz com que ele envelheça mais rápido e inadequadamente, fazendo com que fique doente. Evite armazenar suas garrafas em locais de muita movimentação, inclusive nos armários móveis com constante mudança e próximos aparelhos com forte funcionamento motorizado. As vibrações podem despertar certas bactérias e reativar aos poucos a fermentação em vinhos instáveis. Nesses casos, servem de auxílio a colocação de calços de borracha pra ajudar na absorção das vibrações.

Com essas dicas de conservação, esperamos que o cuidado com seus estimados vinhos estejam redobrados! Não deixe de acompanhar o Blog Carpe Vinum para mais informação, dicas e bons momentos de leitura.

Já visitou nossa loja online? Aproveite e veja nossa variedade e o exclusivo sistema de entrega para assinantes Clube Carpe Vinum!