Vinhos Californianos

Vinhos Californianos

A Califórnia é o maior produtor de vinhos entre os estados americanos e sua vinicultura remonta a meados do século 19. Seu clima é tipicamente mediterrâneo, com ventos frescos, muito sol e chuvas bem localizadas. Seu território é uma sucessão de pequenos vales, cada um com particularidades de clima e solo, criando um celeiro de terroirs propícios ao desenvolvimento de vinhos de qualidade.

As regiões californianas mais importantes são Napa Valley e Sonoma Valley, seguidas por Mendoncino e Lake Counties, situadas em direção norte a partir da cidade de São Francisco.
Napa é conhecida mundialmente pela qualidade de seus vinhos. Ali se encontram mais de 500 vinícolas, tornando-a a mais densa região vinícola do mundo! Várias delas realizam trabalhos reconhecidos de enologia, produzindo vinhos ícones de prestígio mundial. O território de Napa é estreito, ladeado por colinas vulcânicas baixas.

Sonoma é um núcleo de 50 x 50 km, marcado por amplas planícies, colinas suaves e partes da costa do Pacífico, encontrando-se ali mais de 300 vinícolas. Aqui a vinicultura é de menor escala, com os principais produtores fornecendo uvas para vinícolas de alto nível. O clima é mais fresco que o de Napa, com variações a cada micro-região. As brisas marinhas e neblinas são características das áreas costeiras.

Vinhos Californianos


A Califórnia vem construindo grande prestígio para seus vinhos tintos ricos e encorpados e brancos barricados feitos com uvas bem maduras. As principais uvas tintas utilizadas são Cabernet Sauvignon, Merlot e Zinfandel - esta tida como parente próxima da Primitivo italiana e considerada patrimônio nacional.
A variedade de uva branca dominante é a Chardonnay, quase um ícone dos vinhos americanos, mas vale citar a presençaa da White Zinfandel, que produz vinhos leves e simples.
A maioria das regiões vinícolas da Califórnia tem um micro clima particular que favorece um tipo de vinho ou de variedade de uva, utilizados muito para obtenção do sweet point. Em termos gerais, os melhores terroirs dos vales se caracterizam por brisas marinhas frescas e nevoadas ou temperaturas moderadas, constituindo uma excelente localização para produção de vinhos de qualidade. 
Para mostrar o que vem dessa região maravilhosa, separamos dois rótulos para você:


Redtree Zinfandel - Um vinho que reprsenta muito a Califórinia. Este é um vinho que possui o dito “sweet point”, característica famosa dos quentes vinhos californianos. Destaca-se pelo frutado, aromas de morango e groselha, aos quais combina notas florais, de tostados e 
baunilha.


Round Hill - Vinho promissor e estruturado, feito com a uva Cabernet Sauvignon. Adotou na Califórnia um aspecto olfativo muito forte, com o perfume de ameixas maduras, amoras e caramelo. No paladar, mostra bom equilíbrio, taninos redondos e acidez bem integrada.

Fique por dentro do vinhos do novo mundo aqui na Carpe Vinum! Há muitos outros países esperando para uma degustação. Até a próxima!