Vinhos Romenos

Vinhos Romenos

Quem conhece a Carpe Vinum sabe que a gente busca os vinhos das regiões mais diferenciadas para oferecermos em nossa loja online.

Acompanhando  trejetória do leste europeu, revelamos os terrois da Eslovênia e Bulgária. Agora vamos conhecer um pouquinho dos vinhos da Romênia? Segue a leitura e vamos nessa!

Romênia é uma grande produtora de vinho, com cerca de 230.000 ha e 12.000.000 hl aproximadamente. Por muito tempo, a Romênia foi a quinta produtora de vinho europeu, com 60% de vinhos brancos. 

A perda de seus pontos de escoamento tradicionais na esfera do leste europeu acarretou uma importante reestruturação dos vinhedos, dos quais apenas os que têm bom nível qualitativo são convidados a sobreviver com ajuda da União Europeia e, às vezes, investidores ocidententais.

Mapa vinícola da Romênia

Plantada desde a época grega às margens do Rio Negro há quase 3 mil anos, a vinha se espalhava em todo o país e desenvolveu-se na Transilvânia, na Idade Média, com a chegada do vinhateiros saxões. Contam-se aproximadamente 50 denominações, distribuídas principalmente entre a Moldávia e leste, a Dobroudja a sudeste, a Transilvânia no centro e a Oltênia na encosta sul dos Cárpatos.
Região de Destaque

Condado de Prahova

A região vinícola de Dealu Mare está localizada dentro da área de Muntênia, na Romênia. Está localizado em torno do condado de Prahova, mais conhecido pelos seus vinhos tintos, e pela comuna de Pietroasele  no condado de Buzău, mais conhecida pelos vinhos brancos. Tipicamente identificada como uma das mais importantes regiões vinícolas da Romênia, ela abrange cerca de 400 quilômetros quadrados sob os Cárpatos Meridionais.

De lá apresentamos o Anima Dealu Mare um dos vinhos mais notáveis da nova organização vinícola romena. Seu destaque é o amadurecimento por 20 meses em barrica de carvalho francês novas e mais 6 meses de crianza. Sua uva Merlot mostrando mais intensidade aromática, com frutas vermelhas e notas de bacon, chocolate e tabaco, adquirido durante os 20 meses em que estagiou em barricas de carvalho. Na boca, bom corpo, gordo, taninos intensos e bela acidez. 

Um vinho completo como este e de outras regiões você só encontra na Carpe Vinum! Até a próxima!