Lasanhas e vinho!

Lasanhas e vinho!

Tá chegando aquela hora de pensar naquela refeição que atende a maioria dos paladares do mundo! Junto com a pizza, a lasanha é muito ampla na harmonização e nas sugestões de vinhos para acompanha-la. A simples mistura de massa, recheio e molhos dá chace para muitas combinações. A Carpe Vinum vai te ajudar nas principais receitas de lasanha e aquela boa dica de acompanhamento!

Lasanha à bolonhesa

Um clássico na culinária, a lasanha à bolonhesa encontra sua personalidade na carne com molho vermelho. Sendo uma das mais robustas receitas, a lasanha mais tradicional de todas pede tintos igualmente encorpados, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec, Tannat. Aqui na nossa adega nós adotamos a Cabernet Sauvignon como acompanhamento, pelo seu corpo na maioria de seus vinhos e equilíbrio com carnes vermelhas e molhos fortes. Deixamos aqui o Ventisquero Clásico, que fornece bom equilíbrio pra harmanização sem deixar os aromas frutados de lado.


Lasanha aos 4 queijos

Para os verdadeiros fãs de queijos, não existe melhor lasanha! Uma grand concntração de sabores laticínios, os queijos irão se fundir de maneira bem uniforme. Para não perdermos essa mistura e enriquecer o paladar com a nossa bebida, indicamos uvas como a Pinot Noir, mais leves e sem passagem por madeira e, para manter a boca longe de muita concentração dos queijos, os espumantes fazem um papel gostoso e eficiente! Fique conosco para essa receita com o espumante Courmayer Brut, que concentra 90% de chardonnay 10% Pinot Noir, unindo ótimos elementos para acompanhar essa lasanha! E, se quiser saber mais sobre harmonização de vinhos e queijos, clique aqui.

Lasanha ao sugo

Uma das opções saborosas, a lasanha ao sugo oferece com o presunto e queijo, um pouco mais de leveza. As boas opções ficam por conta de acompanhar a leveza do prato e harmonizar com vinhos tintos menos vigorosos, produzidos com a com Zinfandel, Carmenère e Merlot. Dessas 3, declaramos nosso amor ao Viñas de Chacras Reserva, um chileno que trata a uva Carménère com todo seu potencial de sabor!

Lasanha ao funghi 

Esta lasanha é uma das mais elaboradas e sofisticadas. Um pouquinho de atenção é solicitado nessa harmonização, mas nada que seja difícil de fazer o sabor acontecer. Isso porque o funghi, laticínios, e ervas estão envolvidos e nenhum deve se sobressair ao outro. A escolha do vinho também passa pelo cuidado, mas os brancos como a Chardonnay e tintos como a Pinot Noir vão funcionar super bem. Nossa escolha para essa receita é o Delicious Rosé, igualmente sofisticado em sua elaboração para vinho rosé e muito agradável em sua composição 100% Pinot Noir!

Qual seu vinho preferido para apreciar com essas delícias? Estamos ansiosos pra saber. Comente aqui no blog e saiba o que mais está rolando sobre o mundo dos vinhos na nossa comunidade!