Vinhos e Aves

Vinhos e Aves

Se as carnes vermelhas são uma das preferidas para harmonização com vinhos, as carnes brancas de aves também não ficam de fora. Com uma vasta variedade de sabores, elas tem a capacidade de receber vários molhos, temperos e ervas. E tudo isso é mais simpes que parece! As carnes brancas soicitam vinhos que sejam um pouco mais leves, com menos taninos para serem acompanhados. Entre eles, brancos e tintos vão tornar sua refeição com aves uma gostosa experiência!

Sobre os temperos 

Temperos como limão, sálvia, açafrão e curry determinam bastante o encorpamento das aves no sabor. Para os vinhos, principalmente os brancos, é bem gostoso combinar os sabores, sempre com muito equilíbrio, portanto, não hesite e siga aquela sua receita preferida!


VINHOS BRANCOS

SAUVIGNON BLANC
Excelente combinação para uma carne branca de frango com ervas. Experimente esse delicioso vinho de aromas frescos, com suas notas herbáceas e cítricas. Da nossa adega, escolhemos o Vinas de Chacras para acompanhar um frango com ervas e limões.

CHARDORNNAY
Embora o frango seja uma carne branca e leve, quando temperado com algumas ervas de sabor mais pronunciado, um Chardonnay com passagem pela madeira, consegue pronunciar melhor os sabores e aromas mais intensos, sendo assim uma ótima escolha para harmonizar. Experimente o Haciendas del Uruguay com frango com açafrão. Outras aves acompanhadas com molhos e cremes também casam muito bem com essa que é a rainha das uvas brancas.

RIESLING
A associação imediata é de que um vinho branco para acompanhar um prato a base de aves, fica bem com aquelas mais leves e brancas. Contudo, experimente o Finca Terranostra com um delicioso Frango ao Curry ou um Pato na Manteiga e Sálvia.

VIOGNIER
Charmoso e bastante aromático este vinho traz sabores de damascos, pêssegos e florais, o que o faz um bom acompanhante com pratos à base de aves com ervas, como o delicioso Perdiz com Sálvia. Para ele o Domaine Fóntarèche Viognier Blanc será a companhia perfeita!


Também tem ótimos vinhos tintos que, por serem leves, acompanham perfeitamente as aves. Confira conosco!

PINOT NOIR
O pato é a combinação perfeita com o Pinot Noir esse elegante vinho com aromas de frutas frescas e flores. Aves de caça combinam muito bem com esse vinho, mas atenção com os temperos e molhos muito elaborados. Uma boa sugestão de excelente emparelhamento é esse delicioso peito de pato grelhado (Magret de Canard). Um bom Pinot Noir que vai ao encontro a esse bom gosto é o Vinas de Chacras.

MERLOT
Aromático com suas notas de frutas vermelhas e corpo médio o Merlot, é o par ideal para combinar com o sabor de aves de caça, mas sem exagerar nos molhos. Uma massa com Ragu de Pato combina muito bem com essa uva. Para dar o exemplo, vamos de Ventisquero Reserva que é elegante e com bom corpo, taninos redondos e maduros.
 

SANGIOVESE

Vinho elegante com aromas e sabores de frutas vermelhas, encorpado, denso, um vinho de corpo médio com taninos presentes e bem equilibrados, boa escolha para acompanhar um frango assado com batatas salteadas. Para esse gostoso prato, indicamos o Pietraserena Chianti Colli Senesi DOCG , um legítimo Chianti que possui prazeroso aromas de frutas vermelhas.
 

MALBEC
Malbec um vinho encorpado, com taninos sedosos e acidez moderada é uma boa combinação para churrascos, e com aves fica excelente com um frango grelhado com iogurte, mostarda e ervas. Experimente essa mistura com o La Puerta Clássico Malbec , onde as notas de cereja e frutas maduras fazem toda a diferença!

CABERNET SAUVIGNON
Com seus bons taninos presente um Cabernet Sauvignon acompanha muito bem carnes assadas, peru, codornas e perdizes. Venha com seu assado favorito junto com o Tantehue, excelente pelo seu corpo e acidez equilibrada, com taninos maduros e entre a fruta e a madeira.
 

VINHOS ROSÉ
Os vinhos Rosés, com sua leveza, sabor agradável e frescor harmonizam muito bem com carnes grelhadas. Por essas características e bem apreciado no verão. Que tal um prato saboroso e leve como peito de frango grelhado com legumes acompanhado com um leve vinho Rosé?

Gostou das dicas? Qual é a sua harmonização favorita? Compartilhe conosco em nosso Facebook, junto com todos os seguidores Carpe Vinum! Até a próxima!