Vinhos e Caldos!

Vinhos e Caldos!

Ah o friozinho...e com ele, as mais variadas opções para se esquentar. Tudo parece mais acolhedor e confortante, como uma uma sopinha pode ser! Sendo um prato único ou uma entrada, o cremes, sopas e caldos fazem a diferença no apetite. E como juntar dois prazeres na mesma refeição? A Carpe Vinum de indica as melhores har monizações! Fica na leitura, dê sua sugestão no final e aproveite! Boa leitura!

Adocicadas

Para as cremosas e com leve sabor adocicado como os cremes de abóbora e beterraba, os seus sabores harmonizam bem com um vinhos tintos não muito estruturado, com taninos ja maduros e doces. Uma agradável sugestão seria um Shiraz mais envolvente e versátil, na quais os legumes processados ganham destaque. Para essa missão, escolhemos o Promesa , que possui acidez equilibrada, com taninos domados e discretos. 
 

Caldos Verdes

Os caldos de folhas ou grãos verdes processados possuem um caráter herbáceo muito presente. Para uma hamonização eficiente, precisamos encontrar um vinho que englobe suas especiarias com o verde dos caldos. O ideal seria um vinho de corpo médio e aromas levemente frutados, que se encaixam muito bem para este estilo de sopa. Nós destrinchamos a adega e indicamos a envovente Zinfandel, a qual sua estrutura média e suave ainda paladares com especiarias. Um ótimo representante é o americano Sutter Home Zinfaldel , possuindo taninos suaves e toque de especiarias.

Feijão Preto

Já com o famoso caldinho de feijão cremoso, picante, com ou sem alho torrado por cima, a melhor escolha é um vinho fino. O sabor picante, a textura do prato, e a nota salgada que tem este caldo, devem ser levados em consideração para uma harmonização. Uma uva fina como a Carménère é o par ideal para este tipo de creme e para todas as demais comidas que têm características picantes e salgadas. Para o nosso caldinho de feijão, indicamos o Viñas de Chacras por ser um vinho de boa acidez e sabor discreto.

Sopas Leves

E se no caso a escolhida for uma sopa mais leve, que tenha caldo branco e vá legumes, ou um caldo de carne ou frango, vamos harmonizar você pode optar por um vinho tinto, também leve, para acompanhamento. Um bom Pinot Noir, um Merlot e até mesmo um Rosé podem ser uma boa pedida. Para um caldo branco de legumes, indicamos o Bigode Rosé , de aroma intenso e frutado. Na sopa à base de frango, o excelente Viñas Pinot Noir te surpreender pela leveza junto à carne. Para finalizar, a sopa de carne pede uma harmonia com o restante do caldo que o Delicious Red , ao unir a Merlot com a uva Vranec - cepa expressiva do terroir macedônio - passa a oferecer.

Qual é a sua harmonização favorita de sopas e caldos? não deixe de comentar e entrar em contato com a comunidade da Carpe Vinum! até a próxima!