Risoto e Vinho!

Risoto e Vinho!

Como é bom compartilhar umas dicas pra passar melhor o inverno! Aqui na Carpe Vinum a gente tá super ligado no que nossos clientes e assinantes mais querem saber de harmonizações.

Hoje, nós vamos deixar para os nossos leitores um prato muito versátil e gostoso: Os risotos são capazes de agradar todos os paladares, graças a sua base de arroz e temperos, combinada com muitos sabores. Os ingredientes utilizados no prato é que vão determinar qual o melhor vinho para harmonizar. E sempre a Carpe Vinum vai te deixar de barbada qual o melhor da nossa loja online para isso! Confira!

Risoto de Legumes ou de queijo - Para esses risotos é bom pensar no equilíbrio entre gordura do queijo ou nas características do mix de legumes, onde os sabores são constantes. Para isso, indicamos um Chardonnay médio, onde podemos sentir leves taninos para encorpar a hamonização. Fiquem com o nosso El Mendocino, muito equilibrado, de paladar suave e fácil de beber.

Risotos com lilmão, frutos do mar ou queijos azuis - Os chamados queijos nobres como Roquefort e Gorgonzola possuem uma estrutura forte ao ser aplicado aos risotos, mas, ainda assim sua base no leite persiste dando sabores cremosos. Já os frutos do mar e o limão unidos, fazem uma harmonia perfeita no risoto. Para eles, um Sauvignon Blanc, sem mistério, leve, e com caráter cítrico, vai acompanhar perfeitamente.Confiram o nosso Vinas de Chacras, um Sauvignon Blanc que vai envolver o paladar pela sua untuosidade, frescor e ótima acidez.

Risotos de carnes bovina, cordeiro, e charque - Além desses ingredientes, a harmonização com linguiça  e cogumelos também deixam sua marca pelos sabores marcantes de suas combinação com o arroz. Para as carnes temperadas, indicamos para dar riqueza na harmonia um bom Pinot Noir. Leves, mas sem perder sua identidade, esses vinhos vão atrair o paladar para um terceiro sabor na harmonização. Escolhemos o Sutter Home para completar à mesa com os risotos.

Risoto de bacalhau - Um clássico entre os risotos, o bacalhau ganha sabor e é complementado com temperos que resultam no prato mais envolvente de todos! Para lidar bem e harmonizar com um gostoso risoto de bacalhau, um equivalente em Merlot é uma grande opção. Para apresentar esse prato aos vinhos do novo mundo, indicamos a harmonização da Merlot californiana da Tribal Red, excelente devido aos seus taninos macios e redondos que combinaraão muito com essa refeição!

Para resumir:

Os ingredientes utilizados no risoto é que vão determinar qual o melhor vinho para harmonização. Os brancos e rosés costumam acompanhar bem a maioria dos risotos. Mas as receitas com carne, linguiça, cordeiro ou carne de caça aceitam tintos leves, como Pinot Noir ou Merlot.

Dica:

Uma harmonização bem versátil é a com espumantes brut, que acompanham bem os risotos, dos mais leves aos mais encorpados, inclusive os que têm frutas como um dos ingredientes. O vinho róse, harmônico por natureza, também combina com a maioria dos risotos.

Diz pra gente qual seu risoto favorito e qual vinho harmonizou! Já é assinante do nosso clube? Divulgue seu rótulo favorito do mês no nosso Instagram! Até a próxima!