Degustação em Casa

Degustação em Casa

Hoje em dia nós sabemos que o vinho está muito mais aberto a ser apreciado fora dos domínios de restaurantes, adegas  e lojas especializadas, não é verdade? O que a Carpe Vinum que dizer que não existe hora nem lugar para se apreciar seus rótulos favoritos! 
Unindo o conforto de sua casa com o prazer de beber bons vinhos, a nossa dica de hoje vai ser como organizar uma degustação na sua casa. Junte a turma para a diversão, aproveite o aprendizado e faça algo bem diferente e gostoso nos próximos encontros em sua casa!

Preparação


Uma ideia que facilita muito as coisas na hora de decidir quais vinhos servir é a escolha do tema. Que tal um roteiros de vinhos dentro de um país? Tem uma uva ou blend favorito? Nossa dica é pegar  uma uva produzida em vários lugares do mundo e fazer uma comparação entre as garrafas. Por exemplo, a Cabernet Sauvignon elaborada ao redor do mundo!
Comida
É bom informar o menu já no bate-papo na hora de convidar, tanto para aperitivos de degustação refeições mais completas como pizzas ou massas.

Materiais

- Taça - É importante para uma degustação ter uma taça que abranja tanto os vinhos tintos como os brancos. Para o padrão, escolha uma taça transparente e de haste, para os convidados poderem segurar a bebida e analisar as cores do vinho.Para os espumantes a clássica taça estilo flûte é ótima para apresentar seus vinhos favoritos!
- Balde para resfriar vinhos brancos e espumantes
- Toalha ou guardanapos brancos para se analisar o vinho na taça
- O pessoal é mais experiente está todo mundo aprendendo junto? Te damos um link para uma tabela de degustação bem bacana que vai agradar a todos! 
Aerador ou decantador - para destacar os sabores do vinho tinto
- Torradas ou biscoitos água e sal para limpar o paladar entre vinhos, juntamente com água

Serviço

Para uma degustação simples, uma garrafa de vinho (750ml) serve de seis a dez pessoas. Com uma refeição junto o ideal que a média fique entre cinco pessoas.
Para a ordem de serviço vamos começar com os mais baratos e jovens, como se fôssemos subir de nível até o final da degustação. Para os espumantes, a ordem é começar com os secos, depois semi-secos e finalizar com doces.
Veja a ordem de serviço nessa ilustração:

Gostou da dica? Conta pra gente como seria a desgustação ideial para você! Não esqueça de compartilhar no Facebook essa experiência! Até a próxima!