Harmonização de Vinho e Fondue

Harmonização de Vinho e Fondue

Para celebrar a chegada do inverno, nada mais gostoso que juntar dois símbolos da gastronomia da estação: Fondue e vinho! A Carpe Vinum indica quais caminhos unem essas duas peças aqui no nosso blog! Não esqueça de compartilhar conosco qual a melhor experiência que teve com o assunto de hoje. Ja deu até fome só de pensar nessas delícias! Boa leitura!

O Fondue
Originalmnte, Fondue é um prato elaborado à base de queijo (geralmente Gruyére e Emmental) que teve origem na Suíça. A ideia é que o queijo aquecido possa ser servido diretamente. Para acompanhar, a pedida era unida a pedaços de pão, carnes, frango legumes e queijos maduros.

Carne com óleo


Uma variação bem conhecida é o Fondue de carnes processado no óleo vegetal, que extrai sabores autênticos das carnes. Para harmonizar, sugerimos um harmonioso Cabernet Sauvignon ou Merlot. Quanto mais gordurosa a carne originalmente, mais podemos harmoniza-lo com vinhos mais potentes, como o Malbec.

Frango

Para acompanhar os sabores leves do frango com molhos, indicamos harmonizar os cortes com um vinho tinto leve como o Pinot Noir e um branco com mais estrutura, como a Chardonnay. Esses dois vinhos são muito bem vindo com aves temperadas e com o fondue a combinação continua fazendo sucesso!

Queijo

Seguindo a tradição podemos fazer ótimos fondues de queijo. Como a gente já viu, os fundadores da receita são o Gruyére e Emmental. Esses queijos são densos e, quando derretidos, revelam sabores caracteríscos de sementes doces como avelã. A vantagem desse sabor é o equilíbrio dos vinhos que vão chegar para harmonizar de um jeito muito especial. Nossa sugestão de Branco é um Riesling para manter a suavidade e ainda ganhar um final adocicado na boca. Para um tinto, o italiano Barolo mantém a tradição de grandes hamonizações de queijo e vinho no fondue. Seu corpo vai ajudar a acompanhar o queijo com mais um item da base como pão, carnes e legumes. A harmonia é imediata!

Chocolate

Já falamos aqui que vinho e chocolate combinam sim! E para aproveitar a gostosura de inverno à base de chocolate, destacamos escolher para o fondue um vinho de sobremesa como o Porto.

Segue a lista de vinhos que você vai encontrar conosco para fazer suas harmonizações:

Foundue com carnes
Vinas de Chacras Cabernet Sauvignon Reserva - É um vinho equilibrado, com taninos suaves e bom corpo. os aromas são amplos, intensos e frutados.
Promesa Merlot - Possui aromas de morangos frescos e polpa de frutas vermelhas. Seus taninos são suaves e macios.

Frango

Vinas de Chacras Pinot Noir - No aroma evidencia intensas notas de framboesa e especiarias, como o cravo. A boca é cheia e untuosa, com taninos suaves e redondos.
El Mendocino Chardonnay -  Possui notas de flores, ervas e mel. De paladar suave e fácil de beber.

Base de queijo 

Deinhard Green Label Riesling - Aromas florais, com notas minerais, de maçã verde e frutas picantes. Na boca, se apresenta fresco e leve.
Roversi Barolo - Aroma refinado e elegante, evidenciando notas de cereja, chocolate amargo e cedro. Bom equilíbrio entre acidez e taninos.

Chocolate 
Porto Krohn Embaixador Ruby - Possui aromas de frutas vermelhas e negras, com toques de frutas secas, como nozes e amêndoas. Na boca, boa intensidade, com leve doçura e bom frescor. 

Qual seu vinho preferido para apreciar junto ao fondue? Estamos ansiosos pra saber. Comente aqui no blog e saiba o que mais está rolando sobre o mundo dos vinhos em nosso Instagram!