Vinhos e Hambúrger

Vinhos e Hambúrger

A Carpe Vinum prepara com carinho mais uma missão para você! Hoje em dia o vinho é experimentado com muitos outros pratos além das clássicas massas e carnes em geral. A grande variedade de hambúrgueres possibilita a gente se aventurar nas harmonizações que estão sendo um sucesso a gastronomia!

Sendo uma gostosa surpresa, os hambúrgueres juntam três elementos que já curtimos em separado; e quando combinamos com os vinhos, a sensação é maravilhosa: pão, carne e gordura. Preste atenção na primeira mordida e no primeiro preenchimento do vinho na boca!

Siga as nossas dicas para sua harmonização e delicie-se com essa dupla!

Vinhos Brancos

Por possuir uma estrutura ácida muito boa, os vinhos brancos ajudam a “quebrar” a gordura contida nos queijos e envolver muitos mais o sabor. Além disso, a bebida ajuda a suavizar os condimentos mais fortes:

CHARDONNAY: Este vinho branco possui uma estrutura levemente amadeira e cremosa. Acompanha muito bem hambúrgueres de frango e queijo suíço, brie ou cheddar.

SAUVIGNON BLANC: Para apreciar um bom hambúrguer de atum, a grande opção é o Sauvignon Blanc. Esta uva possui sabores intensos, alta acidez, e ainda combina com outros condimentos, como salsa, pimentão e coentro.

PINOT GRIGIO: O Pinot é o vinho perfeito para qualquer ocasião em que os hambúrgueres sejam feitos a partir de peixes grelhados, salmão e peixes brancos . Para os condimentos, os Pinot Grigio harmonizam muito bem com molho tártaro e cheddar.

 

Vinhos Tintos

 

Para os hambúrgueres de carnes vermelhas, as opções são as uvas encorpadas, equilibradas entre acidez e taninos. Com a ajuda dessa estrutura, os sabores serão realçados!

 

SHIRAZ, MALBEC E ZINFANDEL: Para estes vinhos tintos, a recomendação são os hambúrgueres com carnes grelhadas. Como acompanhamento, você pode abusar de alguns condimentos, como queijo gorgonzola, catchup e mostarda.

 CABERNET SAUVIGNON, TOURIGA NACIONAL E TEMPRANILLO: Se você gosta de hambúrgueres “mais pesados”, como os que são feitos com carne de boi, cordeiro ou porco, é necessário ter um destes vinhos tintos. Além de quebrar a “gordura”, os sabores serão realçados.

 

E os hambúrgures veganos?

 

Partindo do princípio que o hambúrguer vegano é composta com uma massa vegetal de ervilha ou feijão, um Chardonnay ou Sauvignon Blanc entre os brancos e um Pinot Noir ou Carménere bem leve entre os tintos vão estar acompanhando super bem os hambúrgueres veganos!

 

Qual sua combinação favorita? Diz pra gente nos comentários qual foi sua experiência de vinho e hambúrguer que você mais gostou! Até a próxima!