Muitas vezes a gente tem aquela vontade de curtir um vinho, mas pode acontecer de não acabar com a bebida numa sessão só! Fica por dentro dessa dicas de conservação e tempo e duração dos vinhos pra que você possa aproveitar ainda mais suas garrafa!
Mesmo tampando a garrafa e cortando a entrada do oxigênio, o ar que já está dentro do recipiente continuará agindo sobre o vinho.
Alguns acessórios podem ser utilizados para ajudar na conservação do vinho que restou, preservando seu frescor e sabores por mais tempo.
Um deles é o de sistema a vácuo, que extrai o oxigênio e sela a garrafa. Muitos fabricantes dizem que o sistema preserva o vinho por até uma semana.
Aqui na Carpe Vinum voê vai encontrar a rolha salva-vinhos, muito eficiente para ajudar na conservação!
O outro é o sistema a gás, que cobre o líquido com um gás mais pesado que o oxigênio, formando uma camada protetora entre o vinho e o ar.
Se você possui uma adega de vinhos, o melhor lugar é guardar nela.
Caso não tenha, guarde-o na geladeira sempre tampado, pois o vinho dividirá espaço com outros alimentos que podem transferir cheiros a ele.
Se não for possível utilizar a própria rolha, procure por tampas específicas para vinhos tranquilos e vinhos espumantes.
Tente não guardar o vinho na porta da geladeira, o movimento diário agitará o líquido, fazendo-o oxidar mais rápido.
E, se possível, guarde-o em pé. Guarda-lo deitado fará com que uma maior superfície do líquido fique em contato com o ar dentro da garrafa.
Segue um alitinha simples para você se guiar na hora de guardar sua bebida
(Cava, Champagne, Prosecco)
1 a 2 dias na geladeira com tampa.
Vinhos espumantes perdem o gás e o frescor pouco tempo depois de abertos.
Aqueles produzidos pelo método champenoise tendem a durar mais que os produzidos pelo método charmat.
(Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Riesling)
3 dias na geladeira com tampa.
Tendem a durar um pouco mais que os brancos encorpados devido a acidez elevada.
(Chardonnay, Marsanne, Sémillon)
2 a 3 dias na geladeira com tampa.
Tendem a durar menos que os brancos leves, pois tiveram maior contato com oxigênio durante processo de maturação (barris).
(Pinot Noir, Gammay, Grenache)
3 dias na geladeira com tampa.
Tendem a durar menos que os tintos encorpados devido a falta de taninos.
(Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat)
3 a 4 dias na geladeira com tampa.
Quanto mais taninos e acidez tiverem, mais tendem a durar.
(Porto, Madeira, Jerez)
15 a 20 dias geladeira com tampa.
Tendem a durar muito mais devido a quantidade de açúcar e adição de álcool vínico.
E se eu beber o vinho após o tempo recomendado?
Teoricamente o vinho considerado passado não irá te fazer mal, apenas deixará de ser gostoso.
E não precisa esperar por dias para sentir a diferença no gosto. Basta algumas horas aberto para perceber que o vinho não terá o mesmo gosto do momento de sua abertura.
Se você não consumiu o vinho dentro do período indicado, não precisa se desfazer dele. Você pode utilizá-lo para cozinhar, por exemplo.
A vida é muito curta para guardar vinhos, mas caso sobre um pouquinho, siga as dicas acima para melhor aproveitá-los! Até a próxima!
Após ter permanecido muito tempo na sombra, a Espanha se coloca, atualmente, entre os melhores vinhedos do mundo. A explicação de sucesso? Terroirs bem identificados, assim como progressos reali...
Leia MaisVocê sabia que os vinhos da África do Sul tem tudo a ver com a região mediterrânea da Europa? A região do Mediterrâneo, na Europa, é uma das melhores do mundo para o...
Leia MaisDica de receita Carpe Vinum! Essa receita é muito fácil e pode ser servida tanto no almoço acompanhado de arroz quanto num jantar mais leve. Acompanhe a nossa dica de receita! Fi...
Leia MaisA maioria dos vinhos brancos da Espanha é marcada por excessiva luz do sol e muito carregada em álcool. Verdadeiro ou falso? FALSO. Nas regiões ao sul como a Galícia ou o País B...
Leia MaisTodo apreciador se pergunta, um dia ou outro, sobre a conservação do vinho que tem sua adega em locais como porão de casa, garagem, por exemplo. As respostas quase realçam o bom senso e a...
Leia MaisVocê sabia que os rendimentos praticados na Espanha figuram entre os mais baixos da Europa? O rendimento médio é de 2500 litros (25hl) por hectare. Essa cifra tão impressionante, t&atil...
Leia Mais