Vinhos e Massas

Vinhos e Massas

A dupla massa e vinho conquista o paladar de todos nós! O gostoso é que muitos dos sabores podem render harmonizações surpreendentes e são fáceis de apreciar!

A própria gastronomia afirma que não existe uma regra para esse tipo de harmonização. Porém, a experiência fica muito mais prazerosa se pratos com molhos à base de carne ou tomate forem acompanhados de tintos e os elaborados com queijos ou frutos do mar forem tomados com brancos. O grande ideal é que sejam leves, tenham boa acidez e não muito álcool.

A seguir, vamos mostrar quais os vinhos harmonizam melhor com seu tipo de massa favorito!

TOMATE

As massas com molho de tomate são mais comuns e fáceis de elaborar. Pela característica do fruto, os vinhos para acompanhar pedem uma acidez pronunciada. Tintos como os da região italiana de Chianti normalmente fazem uma bela harmonização. Mas como o prato é simples e versátil, também aceita outras opções, como tintos feitos com a uva Merlot.

Para acompanhar essas massas, indicamos o Le Casine Chianti, que possui um aroma frutado com notas de especiarias. Ainda sentimos na boca o frescor de frutas como cereja e framboesa, com notas picantes. Para o Merlot, vamos de Round Hill, um gostoso vinho californiano de sabores frutados com um toque de chocolate no final e boca.

 

CARNE

  

Os amantes de uma boa macarronada normalmente não dispensam um molho à bolonhesa. Feito à base de carne moída, fica perfeito com a massa do tipo fettuccine ou tagliatelle. Mas pode se tornar melhor ainda se acompanhado de um tinto elaborado com a variedade Cabernet Sauvignon. Esses vinhos têm acidez presente e são encorpados o suficiente para fazer um bom casamento com o prato. Para acompanhar essa deliciosa massa, indicamos o Ventisquero Clasico Cabernet Sauvignon, um vinho com bom corpo e acidez equilibrada,taninos maduros e um bom equilíbrio entre a fruta e a madeira.

 

FRUTOS DO MAR

   

As massas com frutos do mar e peixes também seguem a mesma filosofia de harmonização dos outros pratos feitos com esses ingredientes: vinhos rosés ou brancos acompanhar. É uma das combinações mais exóticas no mundo do macarrão, mas vale muito a pena experimentar! Para dar andamento a essa aventura, sugerimos o Bigode Rosé, com aroma intenso a frutas, que enche e se “estala”na boca. Possui ótimos sabores de morangos e framboesas.
 

 

QUEIJO E  AL PESTO

    

                                                          

Normalmente compostos por queijos e manteiga, este molho exige a presença de vinhos brancos encorpados ou tintos delicados. Eles são capazes de dar uma “quebra” na gordura e equilibrar todo o sabor necessário. Encher as taças com um Chardonnay do Novo Mundo ou um delicado Pinot Noir é uma grande pedida!


Um prato simples como o macarrão al pesto, que tem manjericão e queijo parmesão como ingredientes principais, vai muito bem com os brancos feitos com a uva Sauvignon Blanc. Para acompanhar esse dois tipos de massas, indicamos o Love White que reúne a Chardonnay e a Sauvignon Blanc num blend incrível! Seu encorpado médio na boca ajuda a equilibrar as massas e oferece refresância. Destaque também para o Vinas de Chacras, um Pinot Noir que vai embelezar ainda mais a refeição graças aos seus aromas, que evidenciam intensas notas de framboesa e especiarias, como o cravo. A boca é cheia e untuosa, com taninos suaves e redondos.

O que acharam das nossas dicas? Deixem comentários, curtam e falem sobre os vinhos que ficou com vontade de experimentar!  Já conhece nossa loja online? Não perde tempo e confira o que temos de novidade! Até a próxima!