Vinho e chocolate? Combinam sim!

Vinho e chocolate? Combinam sim!

Quem nunca quis experimentar um pedacinho de chocolate junto com seus vinhos prediletos? A Carpe Vinum adverte: tem que experimentar sim!  Segue nossas dicas de harmonização para a Páscoa com muito carinho, chocolate e vinho!

Chocolate como conhecemos

Os chocolates e doces em geral combinam com café, água com gás e vinhos fortificados. Aqui está primeira revelação. Mas a Carpe Vinum está para te ajudar a explorar esse novo mundo!

De maneira geral, um vinho tinto seco é um agradável companheiro para o chocolate. Mesmo o pessoal mais conservador olhando com certo receio, cada pessoal tem seu paladar e é nessa crença que levamos novidades a vocês. Vamos ver se você aprova!

 

  

Chocolate Ao Leite

Tendo uma suntuosidade considerável, o chocolate ao leite se assemelha na boca aos alimentos gordurosos. Os vinhos fortificados é que abrem as portas para essa experiência. Dentro dessa categoria, os Vinhos do Porto trazem no paladar os sabores de fruta vermelha presentes nele. Destacamos o Krohn Embaixador Ruby, um vinho do Porto excelente para harmonização com sobremesas e equilibra com itens de teor mais forte de gordura.

Chocolate Branco

Embora teoricamente o chocolate branco só contenha a gordura do cacau (não ele em si), é mais uma sobremesa que se assemelha ao paladar para os vinhos. Para um bom pedaço dessa delícia temos o Pinot Noir. Uma harmonização que vai te surpreender! O chocolate branco acentua os sabores contidos na composição de um Pinot Noir, graças a sua gordura: frutas vermelhas como cereja, morango e framboesa ganham mais sabor com esse chocolate. Para provar essa combinação, indicamos o Delicious Rosé, que contém a suavidade correta para essa harmonização.


Chocolate Amargo

O teor amargo do chocolate ganha um caráter especial ao entrar em contato com o vinho. Além do mais, o chocolate amargo é o mais saudável para nossa saúde e, combinado com uma taça de vinho, não deve ter nada melhor, não é mesmo? Indicamos um italiano Chianti para tirar o melhor dos chocolates amargos: Le Casine é um vinho que traz em seu sabor especiarias que vão se fundir com o chocolate e torna-lo algo incrível!

Vinhos Brancos

Sabe aquele chocolatinho com sabor cítrico e frutado presente em algumas casas de doces? A harmonização com vinhos brancos que remetam o teor cítrico e refrescante desses chocolates dão a harmonia dessa união entre vinhos como o Riesling. As notas frutadas de laranja, abacaxi e a refrescância obtida vão te dar uma ótima experiência! Entre eles, deixamos o Deinhard Green Label, um Riesling bem elaborado nos sabores, minerais e frutados cítricos, característicos da uva.

Outros Vinhos Para Harmonizar!

Resumo da Ópera: Os vinhos com uma concentração de açúcar e que não “brigam” com a madeira no paladar para os doces são uma boa alternativa para os nossos chocolates. Aqui indicamos vinhos com as uvas Syrah, Zinfandel e Malbec com pouca ou nenhuma passagem por madeira. Entre elas, indicamos o El Mendocino Reserva, um vinho doce, elegante com boa concentração e volume que vai abraçar as sobremesas à base de chocolate muito bem!

Estamos loucos pra saber qual harmonização vocês vão escolher fazer! Conta pra gente o que vc vai preparar nessa Páscoa e escolha os nossos vinhos para deixar tudo perfeito! Até a próxima!