Vinhos e Peixes para a Semana Santa

Vinhos e Peixes para a Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição muito presente aqui no nosso país e oferece uma oportunidade de refletir e celebrar a nossa vida. Sempre nessa levada, a Carpe Vinum quer acompanhar vocês nesses importantes momentos. Na gastronomia, a grande atração na Semana Santa são os peixes: grelhados, assados ou numa receita mais especial, eles estarão em nossa mesa! Venha conhecer os principais peixes e frutos do mar que nós sugerimos para harmonizar com nossos vinhos, deixando tudo mais gostoso!

Os Frutos do Mar 

Uma boa dica para acompanhar a Semana Santa é investir nos frutos do mar como o camarão, crustáceos e moluscos. A presença direta de salinidades pedem vinhos brancos com leveza, para não dar um “choque” na boca.
Vamos nos concentrar no camarão? Se você for aoferecê-lo como entrada em aperitivos, nada melhor uma espumante para acompanhar! Nós indicamos o Menegotto Brut, composto pela Chardonnay com uma ótima estrutura para acompanhamento.  Ao prepara-los com ervas, é muito bom ter um Sauvignon Blanc por perto, pois ajuda a encorpar o paladar encontrado. Nesse caso, indicamos o delicioso Puklavec and Friends Sauvignon Blanc. Para frutos do mar com molho encorpado, vem com a gente e harmonize com um Chardonnay presente no Bigode Branco, uma harmonização excelente!

Tipos de Peixe: Carne Branca e Carne Rosada




 

A diferenciação ajuda a experimentar algumas harmonizações mais eficazes e com isso aproveitar os sabores que cada peixe oferece. Para os peixes de carne rósea, como Salmão, Sardinha e Atum, temos uma indicação para cada tipo de preparo:

Para os grelhados desses peixes, o sabor da carne pode ficar mais acentuado feito direto na grelha. Para aproveitar essa característica, um bom vinho rosé, que traz na sua composição características que ajudam a combinar com a carne: um corpo médio, um bom equilíbrio entre seco e doce e um agradável nível alcoólico. Vamos sem medo harmonizar esses grelhados com o Levity Rosé, um português do Verde que merece destaque!
Os ensopados, por sua vez, aumentam a complexidade do paladar e, para equilibrar a suavidade com a base cremosa do ensopado, destacamos o Yellow Tail Chardonnay, um vinho australiano que remete muito às frutas cítricas e frutas de polpa branca.

Os peixes de carne branca tem uma delicadeza na qual os vinhos brancos se encaixam super bem! Eles devem ser leves, acompanhado a suavidade do paladar dos pratos. Com eles, podemos tranquilamente adotar um bom vinho branco como o Parcelas Douro, com aromas e paladares leves com muito frescor. Bacalhau: devido à sua alta concentração de sal e azeite de oliva, indicamos um Chardonnay mais estruturado e boa gradação alcoólica, como o Haciendas del Uruguay!
 

Quais vinhos tintos que combinam?

Essa é uma pergunta que sempre estará presente e temos o prazer de responder! Vinhos tintos podem combinar com peixes sim, desde que a gente tenha cuidado com algumas coisas:
Os vinhos amadeirados possuem taninos muito fortes e “matam” os elementos minerais do frutos do mar e peixes. Portanto, eles estão fora. A solução é adotarmos vinhos tintos com baixos taninos, que não passem por madeira e sejam mais frutados como Pinot Noir para peixes mais gordurosos e encorpados, como o salmão. Para os grelhados com tempero forte, podemos elencar o Merlot e a suave Carménère para nossos pescados. Para essas harmonizações, indicamos esses vinhos:

 

Delicious Red – Esse vinho esloveno tem um corte agradável de Merlot e Vranec. Caracterizado por um maravilhoso aroma de frutas vermelhas maduras e taninos suaves,  é uma excelente dica de harmonização!

Ventisquero Clasico Carménère – Um Carménère chileno que apresenta notas de frutas vermelhas e especiarias.  Um vinho encorpado e com taninos médios que vai envolver os paladares para pratos mais fortes.

Vinas de Chacras Pinot Noir - Pinot Noir chileno que agrada muito! No aroma evidenciamos intensas notas de framboesa e especiarias, como o cravo. A boca é cheia e untuosa, com taninos suaves e redondos. Perfeito para harmonizar também com os nossos peixes!

 

Tem mais sugestão de harmonização com peixes e vinhos? Não deixe de contar pra gente qual seu vinho preferido e o prato de frutos do mar que você mais adora!