Vinho, verão e comidas leves!

Vinho, verão e comidas leves!

Tudo que nós pedimos nesse início de ano é que “tudo seja leve”. Aqui na Carpe Vinum a gente leva esse lema tão a serio que escolhemos a leveza na alimentação como complemento de nossos vinhos! Confira agora nossas dicas e harmonizações!

Sua Majestade, a Salada

Não precisa ter medo de fazer da salada um ótimo acompanhamento para seu vinho branco. Elas receberam por muito tempo a fama de não serem fáceis de harmonizar, mas isso se deve ao simples fato do uso do vinagre, deixando o vinho azedo no paladar.
 

Mas aqui no nosso clima tropical, o consumo de pratos mais leves e frescos, em especial as saladas, é elemento de qualquer refeição, seja servindo de entrada, aperitivo em compotinhas ou, até mesmo, como prato principal.
 

Mas a solução sempre está no vinho!  Ao serem acompanhados por vinhos mais ácidos, por vezes cítricos - como a Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e a Viognier – as saladas com base em vinagre formam uma ótima dupla, deixando tudo mais equilibrado.

Uma boa dica para harmonizar com uma saladinha verde é Mandorla Pinot Grigio, excelente em sua acidez e paladar à base de frutas brancas!

 

Sabores da Entrada

Os acompanhamentos com molhos densos são uma carta na manga para acompanhar os pratos leves. Usando uma base cremosa como o molho russo, ranch e o parmesão as refeições adotam um caráter mais plural. Os vinhos mais abrangentes para harmonizar com esses sabores vêm da Chardonnay e da Semillón. As saladas e grãos na estação mais quente do ano ganham status de protagonista, com preparos mais elaborados e mix de ingredientes complexos. Não deixe os vinhos de fora dessa experiência de sabores!

Outros elementos que a gente pode pensar na hora de preparar os vinhos para os pratos leves são ingredientes como nozes e frutas como maçã, manga e pêssego que são ótimas harmonizações com um vinho à base de Pinot Grigio. Para os frutos vermelhos e laranjas, como morango, ameixa e abacaxi, vinhos mais adocicados como o Moscato d’Asti são uma grande companhia!

 

Para curtir um vinho à base de Semillón, que ajuda a adocicar o blend, indicamos o Louis Vallon Blanc, super fresquinho e redondo ao paladar!

Para as saladas mais agridoces, fica com o Courmayeur Moscatel, que tem a vantagem e ser elaborado pelo método Asti, retendo mais açúcares e deixando tudo mais gostoso!

Frutos do Mar e Aves, leveza nas carnes



As melhores receitas frutos do mar sempre surgem no verão, como uma gostosa alternativa para mantermos a leveza na estação. As carnes brancas pedem um vinho mais leve, com menos taninos que “sequem” a boca.  Os peixes e frutos do mar podem receber diversas misturas gostosas e podemos pensar em brancos e rosés mais encorpados, no caso de acompanhados de molhos. Um Chardonnay vai te surpreender, assim como os brancos portugueses feitos com a uva Arinto!

 

As aves grelhadas surgem como uma alternativa em grelhados com ervas e temperos suaves, tudo muito gostoso! Para acompanha-los, até o tinto de Pinot Noir e a italiana Barbera podem ser excelentes ofertas. Seguindo a linha dos vinhos brancos leves a Sauvignon Blanc nunca saem de moda no paladar!

 

Um vinho branco feito com a cepa Arinto, presente em ótimos vinhos brancos portugueses, Ares de Medeiros é otimo pela sua riqueza de fruta no paladar e boa acidez. ideal para pescados fritos!

A Chardonnay é uma uva clássica e não poderia ficar de fora de nossa dica: Um vinho uruguaio que harmoniza sua acidez com os pratos do mar é o Haciendas del Uruguay!

Já fez outras harmonizações com saladas e frutos do mar? Não deixe de contar pra gente! Compartilhe e deixe seu comentário aqui no blog!