Vinhos Franceses e as Melhores Regiões

Vinhos Franceses e as Melhores Regiões

A Carpe Vinum inicia uma gostosa apresentação para descobrir o país com os vinhos mais cobiçados do mundo! O vinhos da França, reconhecidos por sua qualidade possuem inúmeras denominações, classificações e estilos. Nessa introdução apresentaremos as características principais das regiões vinícolas e suas uvas. Para deixar tudo ainda melhor, dá uma olhada em nossas dicas de vinhos!

A França é conhecida pelos vinhos de acidez elevada com toques e minerais. O país pode ser dividido em três zonas de acordo com o clima:

Norte Francês
Clima Fresco

Os vinhos do norte francês tem acidez bastante elevada, bem como aromas minerais e de fruta fresca.

Produção Regional:

Champagne - A região com o espumante mais cultuado do mundo! Descoberta por Dom Perignon, só as bebidas em torno de Reims podem recebem essa denominação. Métodos próprios e excelente vinificação fazem da Champagne um dos melhores espumantes da França!
Muscadet - Proveniente do Vale do rio Loire, essa região absorve muitas produções de vinhos brancos, entre eles Chenin Blanc.
Borgonha - O berço dos melhores Chardonnay e Pinot Noir, florais e terrosos. Borgonha também é conhecida pela mostarda de Dijon, muito apreciada na culinária francesa.
Loire - Em termos gerais, todo o vale do Loire  possui grande capacidade de produção de vinhos brancos. Destaque para a Sauvignon Blanc.
Alsácia - A alsácia é uma região de conexão entre França, Alemanha e Suíça. Os vinhedos de lá recebem muita influência das cepas de Riesling, grande conhecida alemã.

 

França Central
Clima Moderado

Na França Central, os vinhos apresentam acidez média, bem como aromas terrosos e de fruta fresca.

Produção Regional:

Bordeaux - A região que a primeira imagem que vem à cabeça é vinho! Não há como negar o encanto pelos vinhos de denominação Bordeaux (blend de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc) e Sémillon (Sémillon e Sauvignon Blanc).
Beaujolais - Próximo de Lyon, o Beaujolais é uma grande produtora da cepa Gamay.
Norte do Rhône - Os melhores vinhos de Syrah francesa estão aqui!
Sauternes - Uma região bem específica para vinhos de sobremesa, viscosos e com aroma de mel, com base de Sémillión

 

França Mediterrênea
Clima Moderado


Os Vinhos da França Mediterrânea têm acidez média aromas de frutas maduras e sabores campestres.

Limoux -  Espumantes que disputam com Champange a criação do primeiro espumante do mundo.
Provence - O diferencial já começa no formato provençal das garrafas de Rosé dessa região.
Rhône - Destaque para os vinhos produzidos em Côtes du Rhône (Beira do rio Rhône); os tintos por conta da Grenache e os brancos, da Marsanne e Viognier.
Corbieres - Vinhos excelentes produzidos com a Carignan, conhecida também na região vizinha da Espanha como Cariñena.
Cahors - Originária da França, a uva Malbec atinge sua maior gama de complexidade nessa região.
 

Falar de tanta variedade, aqui vai nossas dicas das três grandes regiões da França!

Blanquette de Limoux
Espumante criado na região mediterrâna da França, é o companhamento perfeito de aperitivos e sobremesas, ou simplesmente entre amigos ao longo do dia.

 

Les Combelles
Um dos melhores exemplares de Bordeaux, possui cor vermelha rubi intensa. No aroma apresenta um bouquet de frutas vermelhas e especiarias. Na boca, excelente equilíbrio entre os taninos e a acidez. Corpo e final frutado.

 

Ferraud Pinot Noir

Um Pinot Noir fresco e carnudo, expressa aromas intensas de frutas vermelhas e possui uma linda cor. Uma boa indicação para carnes grelhadas e queijos.